7 passos para você produzir seu primeiro Curso Online

Que o universo digital já faz parte da nossa rotina, todo mundo sabe. Mas como aproveitar essa onda e ganhar dinheiro de forma estruturada na internet?

Se você é um especialista em algum assunto e deseja saber como produzir seu primeiro Curso Online, acompanhe este artigo para descobrir os passos essenciais e começar ainda hoje.

1- Análise de nicho e de mercado

Certamente você possui um conhecimento específico sobre algum assunto (pode ser algo relacionado à sua profissão ou um interesse pessoal, por exemplo).

Mas, não basta escolher um assunto e sair criando algo sobre ele sem saber exatamente se as pessoas têm interesse no nicho e como está o mercado no momento atual.

Resumidamente, um nicho é uma parcela de um grande mercado, que abrange um determinado público com interesses em comum por um assunto específico.

Assim, seu primeiro passo deve ser realizar uma pesquisa sobre o nicho e o mercado relacionado com o tema escolhido: entender qual o nível de movimentação e se o direcionamento que você escolheu é realmente o mais acertado para a abordagem e a criação do seu primeiro curso online.

A fonte de pesquisa mais relevante é o Google, pois a partir dele você pode encontrar desde informações mais rasas, até conteúdos mais profundos sobre o assunto (como artigos e pesquisas de mercado).

2 – Análise da concorrência

A fase de análise da concorrência é um dos passos mais relevantes para estruturar a criação da estratégia do seu curso online.

Por exemplo, imagine que você se dedicou arduamente por meses para criar, gravar e divulgar o seu curso online, mas na hora de realizar o lançamento ninguém comprou. Parando para analisar os motivos, se deu conta que o preço estava muito acima dos outros concorrentes e isso quebrou meses de planejamento e trabalho.

Esse é apenas um dos motivos pelo qual a análise da concorrência é tão importante para a criação de um curso online.

Você pode começar essa análise principalmente através das Redes Sociais, como o Instagram e o YouTube, por exemplo.

Basta inserir o tema escolhido (ex.: Marketing de Relacionamento) e identificar pessoas que estejam divulgando conteúdos e cursos sobre o mesmo assunto. 

É importante citar que nem todo mundo que fala sobre o mesmo tema é um concorrente. Se faz necessária uma análise mais profunda, como o tópico que vamos falar a seguir.

3 – Análise de produto/persona

Quando se fala sobre persona há o objetivo de entender qual é o público ideal para o seu produto e o tipo de consumidor que você deseja atingir.

Essa pesquisa passa por diversos passos, mas para trazer um conteúdo mais direto e facilitar a sua análise, você pode ter em mente que todo consumidor tem hábitos, comportamentos, gostos, dores, desejos e faz um caminho para ser convencido a comprar um determinado curso ou produto.

Se faz necessária a resposta para algumas perguntas básicas e assim, você consegue extrair a essência da sua persona, para compreender se a oferta do seu curso atende o que ela almeja:

  • Quantos anos minha persona tem?
  • Quais são os hábitos e gostos da minha persona?
  • Quais são as dores da minha persona?
  • Qual é o objetivo de transformação que ela almeja?

Você pode acrescentar mais perguntas e ir analisando como se estivesse realmente olhando para alguém e estudando seu perfil, para que o seu curso online atenda exatamente o que ela precisa.

4 – Estrutura Pedagógica

Para produzir um curso online é fundamental definir a estrutura pedagógica que ele terá.

Isto é, você precisa definir quantas aulas terá e quais serão os temas abordados em cada uma delas.

Esta parte parece fácil (e é), mas você precisa se atentar para um fator muito importante: não coloque todo o seu conhecimento em apenas um curso, o que leva você a criar cursos menores e mais compactos.

Cursos muito longos podem fazer as pessoas desistirem no caminho e sentirem dificuldade na aplicação do conhecimento. Coloque foco na teoria + prática e em poucas aulas que realmente transformem algo na vida da sua persona.

5 – Produção de vídeos

A qualidade da imagem e do áudio das suas aulas é fundamental para que o aluno veja valor no investimento e tenha vontade de continuar consumindo seu curso.

Assim, é fundamental que você escolha um cenário agradável, esteja bem apresentável visualmente, fixe o celular ou a câmera em um tripé (pode ser comprado ou improvisado) e se certifique que o áudio está audível e sem esforço para ser consumido (você pode investir em microfones simples).

A produção de vídeos é uma das partes mais interessantes, onde você terá a oportunidade de transmitir o seu conhecimento, por isso, faça roteiros simples para serem seguidos que com certeza, deixarão sua didática mais fluida e agradável.

6 – Suporte técnico

Seus alunos talvez tenham alguma dificuldade para utilizar a plataforma do curso ou, pessoas mais leigas, podem inclusive não saber como acessar.

Por isso, uma dica muito importante é você fazer alguns tutoriais para dúvidas básicas, que podem ser distribuídos para os alunos via e-mail ou WhatsApp e também, colocar informações dentro do curso que ajudem no consumo do conteúdo.

Vale lembrar que é fundamental você ter um canal de suporte, que pode ser você mesmo (tenha um outro número para atender como anônimo) ou alguém terceirizado.

Assim, você garante a qualidade da prestação do serviço do seu curso online e tem a certeza que seu aluno poderá assistir com tranquilidade o seu conteúdo.

7 – Distribuição e vendas

O passo final e talvez, o mais importante para o sucesso do seu curso online, é a fase de distribuição e vendas.

Para vender o seu curso online você precisará de uma plataforma de infoprodutos, que cobra uma taxa sob suas vendas, mas garante a dinâmica necessária para você não se preocupar com esse processo.

Algumas das plataformas mais conhecidas são: Hotmart, Eduzz e Kiwify.

Outras estratégias para vender seu primeiro curso online

Após subir o seu curso online você precisará investir tempo e estratégias para atingir o seu público e realizar as vendas.

Alguns dos caminhos mais interessantes para isso são:

  • Investir tempo em criação de conteúdo nas Redes Sociais
  • Investir dinheiro em anúncios nas Redes Sociais
  • Divulgar para a sua rede de interesse
  • Realizar um Lançamento Digital

Esses são apenas alguns dos passos que você precisará seguir para criar o seu primeiro curso online. Ao longo do caminho, você verá que outras pequenas tarefas se desdobram, mas que seguindo o básico, você já consegue iniciar a sua trilha do sucesso.

Quer entender mais sobre o universo digital?

Continue acompanhando nossos conteúdos aqui da Agência Silver.

Inscreva-se em nossa newsletter